top of page

Quer alcançar os seus objetivos mas, não sabe como? Que tal definir metas?

  • Foto do escritor: Reynaldo Barreto Lisboa
    Reynaldo Barreto Lisboa
  • 1 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2020

Emagrecer, trocar de carro, viajar, dar um up grade na carreira, virar vegano, meditar... Ficar rico. Mas, como e quando?


ree

Eu confesso a vocês que eu não sei o que é pior: não ter nenhum objetivo na vida, ou, ter muitos objetivos na vida. Claro que isto é uma provocação. Mas, quando você não possui objetivos, você não faz nada por não ter o que fazer. Quando você possui muitos objetivos, você nada faz, por não saber o que fazer.

Objetivo! Será que há alguém que não os tenha?


O sucesso para se alcançar um objetivo, seja ele qual for, está na definição das metas. Sei que há pessoas que fazem alguma confusão com essas palavras e a utilizam como se fossem sinônimos. Mas, não. Objetivo, podemos dizer que é o fim, e que o meio para, são as metas.


Seja qual for o objetivo; pessoal, profissional ou empresarial, é necessário que metas sejam traçadas e cumpridas. Quer emagrecer? Tenha como meta começar a se exercitar e a fazer uma dieta na... na segunda-feira.


Metas e Prazos.


Há algo importante que precisamos saber sobre as metas. Enquanto objetivos podem ser genéricos e abrangentes, metas precisam ser muito objetivas e precisas, além de possuir um caráter temporal e quantitativo. Devem ter prazo para serem cumpridas e quantidades estipuladas. Ao determinar prazos e quantidades para as sua metas, você poderá mensurar a sua viabilidade. Se você pretende trocar de carro ou viajar, terá que se capitalizar para isso. Levantar recursos financeiros, a não ser que você ganhe na loteria, leva algum tempo. Então, se o seu objetivo envolve algo do tipo, você poderá ter como meta, economizar determinada quantia, ou, aumentar sua produtividade, para que dentro de 12 meses (caráter temporal) - determinado valor (caráter quantitativo) seja levantado. Assim você planejar com mais exatidão os seus objetivos.


Objetivo = Viagem / Meta = Levantar Recursos.


Definir meta permite você visualizar a distância que se encontra dos seus objetivos, e assim, otimizar as ações que garantam o seu cumprimento.

Objetivos e Metas na sua Empresa.


Assim como no campo pessoal, no ambiente corporativo a condição é a mesma. Quero vender mais e mais barato para estar a frente da concorrência. Logo, preciso reduzir custos, aumentar a produção e melhorar a minha comunicação. Preciso contratar um especialista! Essas são metas que levaram você a alcançar o objetivo de vender mais e vencer a concorrência.


Quero que a minha marca seja conhecida e que seja a preferida no meu segmento. Então, preciso melhorar minha presença online, fazer campanhas de Marketing Digital, investir em Marketing em Mídias Sociais, fazer o rebranding do meu negócio... Preciso contratar um especialista!


Percebem como é importante a definição de objetivos e metas?


Objetivos e metas geram sinergia.


Permita-me fazer uma analogia com um jogo de futebol, para exemplificar como os objetivos e metas podem gerar sinergia na sua empresa: o objetivo do time é ganhar o jogo. Mas, para alcançar este objetivo as principais metas do time são: fazer gol e não tomar gol.

Se o time cumprir estas metas, inevitavelmente alcançará o objetivo, que é o de ganhar o jogo (peço aos futebolistas de plantão que deixem de lado o regulamento, o saldo de gols e se apeguem ao exemplo simples e prático). Dentro desta mesma partida, existem metas individuais, que vão colaborar para o resultado final que será atribuído ao time: o goleiro. Não está dentre as suas metas fazer gol (pensou no Rogério Ceni? Vamos a regra e deixemos a excessão de lado). Sua meta é oposta; não deixar o gol do time adversário acontecer. Mas, o seu objetivo é o mesmo de todo o time; também é o de ganhar o jogo. Mesmo com metas opostas, caberá a você, líder, conduzir o seu time, promovendo a sinergia necessária, para alcançar os objetivos do seu negócio. Isso é o que uma boa Gestão de Pessoas faz.


ree

Meta S.M.A.R.T.


Para concluir quero falar com você sobre Meta S.M.A.R.T.

Não se trata palavra em inglês, popularizada em nossos smartphones. SMART, aqui, é uma sigla, também de língua inglesa, que significa:


S - Specific - Especifica: a meta precisa ser específica. Deve estar claro para você o que, por quê, quem, onde, e qual é a meta;

M - Measurable - Mensurável: medir a meta é importante não só pra você saber quanto falta para alcança-la, mas, principalmente para identificar quando ela foi alcançada.

A - Attainable - Alcançável: a meta não pode ser um obstáculo intransponível. Você precisa avaliar sua metas e permitir que elas te motivem. Meta muito difícil, pode ser desmotivante, e meta muito fácil, pode depreciar o seu objetivo. Tenha maturidade e clareza ao definir as suas metas;

R - Relevant - Relevante: uma meta relevante é aquela que agrega valor aos seus propósitos. Sejam pessoais, profissionais ou empresariais;

T - Time Bound - Temporal: o tempo é um bem escasso. Criar metas de longa duração pode te levar a procrastinação. Determine prazos coerentes para o cumprimento de suas metas, alcance os seus objetivos e vá para o próximo. Não há tempo a perder.



Reynaldo Barreto Lisboa atua desde 2004 na área da Comunicação Corporativo. É Diretor, Analista de Planejamento Estratégico, Redator e Roteirista na Arquearia Comunicação Estratégica, além de ser ator, diretor e dramaturgo. É Licenciado em História MBA em Gestão Estratégica em Marketing Digital.

 
 
 

Comentários


bottom of page