top of page

Como manter a mente empreendedora em tempos de Pandemia?

  • Foto do escritor: Reynaldo Barreto Lisboa
    Reynaldo Barreto Lisboa
  • 1 de jun. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2023

Não é fácil manter a mente empreendedora em tempos de pandemia, em tempos de crise. Eu consegui extrair algo positivo, para o meu negócio, em meio ao caos do covid-19. E você, como está lidando com tudo isso? Conheça o Efeito Safety Car.

Bem, para começar eu preciso te dizer que compreendo as particularidades de cada pessoa, de cada negócio e de cada região. Não pretendo, através deste artigo, te apresentar uma "receita de bolo" para você conviver com a crise e solucionar os problemas; te dar respostas de como manter a mente empreendedora em tempos de Pandemia. O que pretendo é dividir com você algumas reflexões na esperança que te sirvam de aprendizado, de combustível para continuar a corrida. Se ao final da leitura você se sentir motivado, ótimo; terei alcançado o meu objetivo. Mas, se isso não se aplicar a sua realidade, não desanime. Isso tudo vai passar e, sempre haverá a possibilidade de se reinventar, de se redescobrir e de mudanças. Será fácil? Não! Mas - para demonstrar alguma erudição -, como escreveu Fernando Pessoa, tomando por empréstimo a fala do general romano Pompeu, "Navegar é preciso, viver não é preciso". Ou se preferir algo menos filosófico; como cantarolava Dory, a encantadora peixinha azul, personagem do filme Procurando Nemo, "Continue a nadar"! Desistir não pode ser uma opção!


Também quero alertar que extraí este aprendizado através de uma analogia. Portanto, é dessa forma que vou lhe passar algo que, para mim, foi estimulante e reanimador e me vez compreender que ainda é possível fomentar o empreendedorismo e manter a mente empreendedora, mesmo em tempos de Pandemia.


Espero que você goste de corrida de automóveis. Porém, se não gostar, tenha paciência, não vai doer nada.


No campeonato mundial de Fórmula 1, sempre que algum acidente acontece e que pode oferecer riscos a segurança dos demais competidores, é autorizado que entre na pista o carro de segurança. Isto altera o ritmo da corrida e pode, inclusive, influenciar nos resultado. Por esse motivo eu denominei o que vou relatar daqui pra frente de Efeito Safety Car.


Safety Car é o carro de segurança que entra na pista de competição sempre que algo dá errado e imprime um risco, ainda maior, as vidas dos pilotos. Ao entrar na pista, o safety car impõe às equipes uma nova largada, já que a sua interferência na competição diminui o ritmo, a velocidade dos carros, o que permite que todos se reaproximem, se reagrupem como no grid de largada, mantendo suas posições atuais. Não é permitido a nenhum piloto fazer ultrapassagens enquanto o safety car estiver na pista. Todos agora estão em condições de voltar a brigar pelas primeiras posições. Lógico que assim que o carro de segurança deixar a pista e for dado o comando para que a corrida recomece, os carros e pilotos mais bem preparados assumirão ou continuarão nas primeiras posições. Entretanto, quando o safety car está na pista, possibilita as equipes realizarem o pit stop, permite aos carros irem para os boxes para fazerem seus ajustes e poderem ter condições de concluirem a corrida.


Ao buscar alternativas para me manter ativo e produtivo em meio a pandemia e a uma quarentena, me veio este insight.


Aplicando este exemplo ao universo do empreendedorismo e, em particular, ao universo do micro empreendedor individual - MEI, concluí que esta pandemia colocou todos de volta ao grid de largada. A Covid-19 é o acidente no meio do percurso que obrigou a quarentena, o isolamento social e a interrupção das atividades não essenciais (deveríamos estar em lockdown na minha opinião), atuarem como o safety car; ninguém acelera, ninguém ultrapassa, a corrida está interrompida, mas... é permitido que se vá ao box fazer ajustes, abastecimentos, troca de pneus, reparos. Não se pode perder o foco da corrida. E é isso o que devemos fazer!


Vou lhes dar um exemplo prático: um dos meus clientes estava com um sério problema, antes da pandemia. Ele não conseguia equilibrar as contas. Vendia, mas não conseguia desfrutar dos lucros. Isso por ter começado errado (por ter largado em má posição). Contas da casa misturada as contas do negócio, compras com cartão de crédito registrado no CPF e não no CNPJ, sem reserva de capitais para pagar as despesas de produção, falta de controle, falha no cálculo do custo de produção, consequentemente, falha na precificação. Ele estava a ponto de abandonar a corrida. Com a pandemia, no primeiro momento, as vendas paralisaram (safety car na pista). Aos poucos algumas encomendas foram surgindo (velocidade controlada), isso por ter mantido a comunicação online com seus clientes (Marketing Digital). Produzindo menos, esse meu cliente passou ter menor custo de produção, não dava pra acelerar porque a demanda era muito inferior. Com isso ele teve o controle dos custos e dos gastos. Quitou o débito com o cartão de crédito, pois seu consumo também diminuiu, e passou a comprar a quantidade menor de insumos, à vista, em dinheiro, podendo negociar descontos. Ou seja, ele estava no box fazendo o seu pit stop. Com isso ele conseguiu visualizar os erros, percebeu a importância do acompanhamento de profissionais especializados em finanças, crescimento, controle, contabilidade, marca, comunicação e marketing digital. Manteve-se vivo na pista e com a esperança de recomeçar a corrida com o carro em condições de cruzar a linha de chegada. Conseguiu, ao encontrar boas práticas, preservar a sua mente empreendedora mesmo em tempos de Pandemia.


Nem todo segmento possibilita uma continuidade de vendas, de produção, ou a prestação de serviço, ainda que em volume reduzido. Por isso eu mencionei no começo que compreendia as particularidades de cada negócio. Mas, estar nos boxes também significa se preparar, buscar conhecimento, se capacitar. A Internet está repleta de ofertas de cursos online, workshops, lives, palestras, enfim, nos mais diversos segmentos. Utilize o tempo que pode estar lhe sobrando e busque capacitação. o Efeito Safety Car pode significar tornar-se mais competitivo na corrida. Não esmoreça ao ponto de parar. A vida continua e, de um jeito ou de outro, precisamos prosseguir.


Busque o auxílio de profissionais nas áreas de marketing e finanças. Recomendo a W. Soluções em Negócios para uma consultoria prévia. Se quiser falar sobre marca, comunicação e mídias sociais, entre em contato. Vamos aproveitar o Safety Car na pista para regularmos nossos motores.


Por enquanto, fique em casa. Se cuide. Isso vai passar! Em breve veremos o sinal verde e precisamos estar em condições para "pisar fundo".


Fique bem!

Reynaldo Barreto Lisboa

Reynaldo Barreto Lisboa atua desde 2004 na área da Comunicação Corporativo. É Diretor, Analista de Planejamento Estratégico, Redator e Roteirista na Arquearia Comunicação Estratégica, além de ser ator, diretor e dramaturgo. É Licenciado em História e MBA em Gestão Estratégica em Marketing Digital.


 
 
 

Comments


bottom of page